quarta-feira, 22 de junho de 2011








E-PROINFO: CURSO PROJETO UCA (Um Computador por Aluno)
TUTORA: MARIA SENI DE OLIVEIRA
CURSISTA: MARIA DA CONCEIÇÃO MOURA SOUSA
MÓDULO II ATIVIDADE: 03 – PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM LAPTOP
TRABALHANDO COM O LAPTOP NA SALA DE AULA
Apresentação: A ferramenta Tux Paint possibilita ao professor construir atividades práticas utilizando os laptops em sala de aula envolvendo técnicas de desenho e pintura construindo paisagens, ambientes e outros, é uma ferramenta com diversos recursos que motiva e aperfeiçoa a criatividade dos alunos no fazer artístico.
PLANO DE AULA
TIPOS DE MORADIA
-Os alunos serão convidados a desenhar em uma folha de papel diversos tipos de moradias, utilizando as formas geométricas e linhas diversas.
-Em seguida a professora deverá apresentar os recursos da ferramenta Tux Paint.
-Os alunos deverão desenhar suas produções realizadas anteriormente no laptop.
-Cada aluno apresentará seu desenho a turma para compararem e perceberem os diversos tipos de moradia.
-Os desenhos deverão ser complementados com paisagens como: árvores, animais e outros.
-Na possibilidade os trabalhos serão impressos para exposição na área da escola.

Plano de Aula

CURSO E-PROINFO
TUTORA MARIA SENI
CURSISTA: MARIA DA CONCEIÇÃO MOURA SOUSA

Tema da Aula: O papel da mulher - do século XX ao século XXI
Público Alvo: alunos da 8ª série do Ensino Fundamental.
Disciplinas envolvidas: História e Língua Portuguesa.
Objetivos:
• Identificar as lutas que as mulheres travaram para o reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres.
• Compreender importância das permanências e mudanças no tratamento conferido às mulheres no mercado de trabalho.
• Utilizar o laptop do projeto UCA para realizar as pesquisas na internet e as apresentações dos trabalhos.
Etapas:
1. Pedir para os alunos pesquisarem sobre o tema na internet, utilizando o laptop do projeto UCA.
2. Pedir para que os alunos leiam o que encontraram sobre o tema, dividir a turma em 5 grupos para discussão, escolher um secretário para escrever o resumo da discussão no editor de texto KWord.
3. Cada grupo realizará uma apresentação com slaid, no para apresentação no Editor de apresentações digitais KPresenter.
4. O grupo 01 ficará com o tema: As lutas travadas pela conquista feminina no início do século XX; O grupo 02 ficará com o tema: Mulher e o mercado de trabalho; O grupo 03 ficará com o tema: Mulheres destaques na política do século XX a XXI. O grupo 04 ficará com o tema: Pesquisar frases que atualmente ainda são usadas para definir o que é considerado papel feminino e papel masculino. O grupo 05 ficará com o tema: Pesquisará ditados populares ou que estão escritas no pára-choque de caminhão com aspectos preconceituosos sobre as mulheres.
Avaliação:
Avaliação será realizada de acordo com os seguintes critérios: Serão atribuídos 02 pontos para a atividade escrita; 01 ponto de participação; 01 de organização; 04 pontos pela apresentação digital no KPresenter e 02 pontos pela apresentação teórica.

TRABALHANDO COM O LAPTOP NA SALA DE AULA

E-PROINFO: CURSO PROJETO UCA (Um Computador por Aluno)

TUTORA: MARIA SENI DE OLIVEIRA

CURSISTA: MARIA DA CONCEIÇÃO MOURA SOUSA

MÓDULO II ATIVIDADE: 03 – PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM LAPTOP

TRABALHANDO COM O LAPTOP NA SALA DE AULA

Apresentação: A ferramenta Tux Paint possibilita ao professor construir atividades práticas utilizando os laptops em sala de aula envolvendo técnicas de desenho e pintura construindo paisagens, ambientes e outros, é uma ferramenta com diversos recursos que motiva e aperfeiçoa a criatividade dos alunos no fazer artístico.

PLANO DE AULA

TIPOS DE MORADIA

-Os alunos serão convidados a desenhar em uma folha de papel diversos tipos de moradias, utilizando as formas geométricas e linhas diversas.

-Em seguida a professora deverá apresentar os recursos da ferramenta Tux Paint.

-Os alunos deverão desenhar suas produções realizadas anteriormente no laptop.

-Cada aluno apresentará seu desenho a turma para compararem e perceberem os diversos tipos de moradia.

-Os desenhos deverão ser complementados com paisagens como: árvores, animais e outros.

-Na possibilidade os trabalhos serão impressos para exposição na área da escola.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

NAVEGADORES DA INTERNET E FERRAMENTAS DE BUSCA

CURSO: E-PROINFO
ESCOLA ESTADUAL PREDICANDA CARNEIRO DE AMORIM LOPES
TUTORA: MARIA SENI DE OLIVEIRA
CURSISTA: ELISANGELA CUNHA DOS SANTOS
MODULO 2: WEB 2.0

NAVEGADORES DA INTERNET E FERRAMENTAS DE BUSCA
Os Navegadores Web, ou Web Browsers se comunicam geralmente com servidores Web, podendo hoje em dia se comunicar com vários tipos de servidor, usando principalmente o protocolo de transferência de hiper-texto HTTP para efetuar pedidos a ficheiros (ou arquivos, em português brasileiro), e processar respostas vindas do servidor. Estes ficheiros/arquivos são por sua vez identificados por um URL.
O navegador tem a capacidade de ler vários tipos de arquivo/ficheiros, sendo nativo o processamento dos mais comuns (HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc.), e os restantes possíveis através de plugins (Flash, Java, etc.).
A finalidade principal do navegador é fazer-se o pedido de um determinado conteúdo da Web, e providenciar a exibição do mesmo. Geralmente, quando o processamento do ficheiro não é possível através do mesmo, este apenas transfere o ficheiro localmente. Navegadores mais modernos (tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Safari e o Chrome do Google) suportam versões padronizadas das linguagens HTML e XHTML (começando com o HTML 4.01), e mostram páginas de uma maneira uniforme através das plataformas em que rodam.
A Internet é uma grande teia ou rede mundial de computadores. Para utilizarmos todos os recursos disponíveis nesta imensa ferramenta de informação, necessitamos de um software que possibilite a busca pela informação e para isso temos o Navegador.
A Netscape lançou o seu produto líder Navigator em Outubro de 1994, e este tornou-se o mais popular navegador no ano seguinte. A Microsoft, que até então havia ignorado a Internet, entrou na briga com o seu Internet Explorer, comprado às pressas da Splyglass Inc. Isso marcou o começo da Guerra dos Browsers, que foi a luta pelo mercado dessas aplicações entre a gigante Microsoft e a companhia menor largamente responsável pela popularização da Web, a Netscape.
O Opera, um navegador rápido e pequeno, popular principalmente em computadores portáteis e em alguns países da Europa, foi lançado em 1996 e permanece um produto de nicho no mercado de navegadores para os computadores pessoais ou PCs.
A Netscape respondeu liberando o seu produto como código aberto, criando o Mozilla. O Mozilla, desde então, evoluiu para uma poderosa suíte de produtos Web com uma pequena, mas firme parcela do mercado.
O Lynx Browser permanece popular em certos mercados devido à sua natureza completamente textual.
Há tempos o Internet Explorer é o líder no mercado dos browsers. De acordo com a revista Info Exame, uma das mais influentes publicações na área de tecnologia da América Latina [1], o navegador da Microsoft possui uma participação no mercado de 64.64% contra apenas 24% do seu maior rival, o Firefox da Mozilla [2]. Segundo dados de outubro de 2009, logo atrás estão os outros navegadores, como Apple Safari, Google Chrome e Opera.

terça-feira, 14 de junho de 2011

trabalhando com o laptop na sala de aula










Curso:E-proinfo-projeto UCA
Cursista:Maria Nicolany Morais Miranda
Tutora:Maria Seni de Oliveira
Escola Participante:Escola Estadual Predicanda Lopes
Módulo:II-Atividade 3
Trabalho com leptop na sala de aula
Este trabalho foi realizado com alunos da 6ª série do ensino fundamental,da escola Estadual Predicanda Carneiro de Amorim Lopes.
O Linux é um programa operacional que permite o professor orientar os alunos a trabalhar com o leptop em sala de aula,onde o mesmo possui várias ferramentas de apoio.
Tux Paint é uma ferramenta com a modernização das técnicas de desenho,onde os mesmos podem ser utilizadas de várias formas como o de contar histórias e de passar conhecimentos de uma geração para a outra.Na verdade a evolução da arte,neste sentido é muito interessante porque ela não trata de uma evolução que supõe a exclusão,mas incrementa outras possibilidades de fazer artístico.

trabalhando com o laptop na sala de aula






E-PROINFO CURSO PROJETO UCA
TUTORA: MARIA SENI
CURSISTA: MARIA DAS DORES PUREZA
ATIIVDADE: 3º DO MÓDULO II

FERRAMENTA DO TUX PAINT
APRESENTAÇÃO:
Esta atividade prática, foi realizada com os alunos do 1º Ano da E.E. Predicanda Lopes.
1 - Utilizamos o Programa Tux Paint, pois o objetivo é fazer com que os alunos tenham oportunidade de desenvolver a criatividade artística utilizando a arte digital.
2 - No primeiro momento, trabalhamos uma historinha em seguida, cada criança desenhou livremente em uma folha de papel sua própria historinha.
3 - apresentamos as ferramentas do leptop do Projeto UCA e os alunos recriaram o desenho livre no programa TUX-PAINT.

trabalhando com o laptop na sala de aula






E-PROINFO: CURSO PROJETO UCA (Um Computador por Aluno)
TUTORA: Maria Seni de Oliveira
Cursista: Mª da Conceição Fonseca Vilhena
ATIVIDADE: 3ª do Módulo IIt

FERRAMENTA TUX PAINT
APRESENTAÇÃO: O Linux Educacional é um Sistema Operacional presente nos laptops do Projeto UCA que contempla a ferramenta TUX PAINT possibilitando utilizar a arte digital ou desenhos com o computador dando oportunidades para o aluno do fazer artístico utilizando vários recursos interessantes desde cores, formas, figuras geométricas, linhas diversas a montagens de paisagens com desenhos diversificados, etc...
ATIVIDADE PRÁTICA
PARTICIPANTES: alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Predicanda Carneiro de Amorim Lopes
PROFESSORA: Maria da Conceição F. Vilhena

UTILIZANDO A FERRAMENTA TUX PAINT
- Apresentar as possíveis ferramentas do TUX PAINT que os alunos poderão utilizar nas atividades.
- Os alunos deverão desenhar em uma folha de papel um desenho livre envolvendo as ferramentas apresentadas, como: figuras geométricas, figuras de animais, letras linhas, etc.
- Os alunos utilizarão os laptops do Projeto UCA para desenhar o que foi produzido anteriormente usando o Programa Tux Paint
- Os alunos deverão expor e falar sobre seus desenhos com o objetivo de socializar suas atividades.