segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PORTAIS E FERRAMENTAS EDUCACIONAIS

CURSO: UCA
TUTORA: Mª Seni de Oliveira
ESCOLA: Predicanda Carneiro de Amorim Lopes
CURSISTA: Eva Lúcia Farias
ATIVIDADE: 2ª do Módulo II
PORTAIS E FERRAMENTAS EDUCACIONAIS
Existem disponíveis na rede mundial alguns portais e ferramentas educacionais que podem ser usados pelo educador para melhoramento e dinamismo no processo de criação do material didático ou em atividades práticas educacionais.
Os portais como Domínio Público, Portal do Professor, Tv Escola e RIVED; são gerenciados pela Secretária de Educação a Distância do MEC. O Domínio Público é uma biblioteca digital que tem por finalidade o acesso a consulta de acervo que priorizam a coleta, a interação, preservação e compartilhamento de conhecimentos dos visitantes.
A Tv Escola possui alguns objetivos como o aperfeiçoamento, capacitação e valorização do professor da educação básica da Rede Pública de Ensino e o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e a melhoria na qualidade de ensino.
O Portal do Professor possui como meta auxiliar o professor em sala de aula. O portal é um ambiente virtual de aprendizagem, pois nele o professor ou visitante poderá utilizá-lo através de cada espaço especifico (sala de aula; jornal do professor; recursos educacionais; cursos e materiais; interação e comunicação); além de possibilitar a postagem de ideias e sugestões.
O RIVED é uma rede interativa virtual de educação que prioriza a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. A meta desses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da Educação Básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicação na web dos conteúdos digitais para acesso.

Um comentário: