quarta-feira, 27 de abril de 2011

Planejando uma atividade com o laptop

URSO: E-PROINFO, PROJETO UCA (UM COMPUTADOR POR ALUNO)
CURSISTA: GLACYANNE TEIXEIRA OLIVEIRA
TUTORA: MARIA SENI
ESCOLA PARTICIPANTE: E.E. PREDICANDA C. DE AMORIM LOPES
MÓDULO 1: APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA. ATIVIDADE 3


PLANO DE AULA

Tema: Alfabeto
Público-Alvo: Alunos do 1° ano do Ensino Fundamental
Disciplina envolvida: Língua Portuguesa
Objetivos:
Geral:
_ Identificar as letras do alfabeto por meio do software educativo Tux Typing.
Específicos:
_ Conhecer e identificar as letras do alfabeto de maneira divertida.
_ Ter contato com o computador para ter uma aula diferenciada.
_Possibilitar ao aluno o contato com as novas tecnologias.
Etapas:
1ª- apresentar aos alunos no decorrer da semana as letras do alfabeto.
2ª- fazer junto com os alunos a associação das letras com uma figura.
Exemplo: A de Avião
B de Bola
C de Casa, etc.
3ª- Atividade de memorização das letras e escrita.
4ª- Utilizar o jogo no software educacional Tux Typing, intitulado:Aprender o Alfabeto, localizado na tela de apresentação, ABC, idiomas.
5ª- Auxiliar as crianças quanto ao uso do mouse e teclado.
6ª- Instigar a criança a fazer a leitura das letras que irão aparecer no decorrer do jogo.
Avaliação:
A avaliação será feita por meio da participação, interação, envolvimento do aluno na atividade e também atividades escritas e leitura ( identificação das letras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário