sexta-feira, 29 de abril de 2011

PLANEJAMENTO ATIVIDADE COM O LAPTOP

CURSO: E-PROINFO – Projeto (UCA)
TUTORA: Mª Sení de Oliveira.
ESCOLA PARTICIPANTE: E.E. Predicanda Carneiro de Amorim Lopes.
CURSISTA: Lorena Cassia Dornelas.

PLANEJAMENTO ATIVIDADE COM O LAPTOP
Tema da Aula: Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
Público alvo: Alunos da 7ª Série ou 8º Ano
Disciplinas Envolvidas: Geografia
Objetivos: _ identificar e diferenciar as diversas maneiras de regionalizar o espaço mundial.
Etapas(Estratégicas): _ relembra os conceito básicos trabalhados nas séries anteriores como: espaço geográfico; Território, fronteira, país, Estado-Nação, povo, região e regionalização. Para isso iremos utilizar a internet e acessar site de busca Google. Assim (re)conceitualizando cada termo facilita a compreensão dos termos a serem estudados.
_ O próximo passo é definirmos países que se destacam no espaço mundial por algum critério (+ rico, - rico, esporte, arte ...). Nesta etapa utilizaremos software Kword para digitar os nomes dos países e seus destaques.
_ Em seguida, vamos separar os países em grupos e induzir os alunos a perceberem que os países destaques em alguns critérios são os mais desenvolvidos economicamente. A partir desta ideia serão classificados: Países de 1º, 2º ou 3º mundo; Países do Norte ou do Sul; Desenvolvidos ou Subdesenvolvidos; Ricos ou Pobre; Centrais ou Periféricos; Em Desenvolvimento ou Em Crescimento Econômico. O mais importante desta etapa é levar os alunos a compreenderem que apesar de diferentes regionalizações os termos apresentados servem apenas para diferenciarem os países ricos dos pobres.
Avaliação: Acessar o site: www.ibge.gov.br/brincadeiras/12a14anos os alunos poderão exercitar o que aprenderam através de quebra-cabeças ou pintando mapas para diferenciar países do mundo ou do seu continente (América) com as regionalizações estudadas.

Referência Bibliográfica
< www.google.com.br>. Acessado em:27/04/2011.
. Acessado em 27/04/2011.
ADAS, Melhem. Geografia: o mundo subdesenvolvido. São Paulo: Moderna, 2006.
BOLIGIAN, Levon e GARCIA, Wanessa. Geografia espaço e vivência: o espaço geográfico mundial. São Paulo: Atual, 2009.
TONINI, Ivaine Maria. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. Ijuí: Unijuí, 2003.
VESENTINE, José William. O ensino da Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.

Um comentário:

  1. Curso E- Proinfo
    Tutora:Maria Senir
    Cursista: Maria das Dores Pureza
    Escola Participante: scola Estadual Predicanda Carneiro de Amorim Lopes


    PLANO DE AULA
    Tema da aula: Conhecendo o Alfabeto
    Público Alvo: Alunos 1º Ano do Ensino Fundamental de 09 anos.
    Disciplina envolvida: língua Portuguesa

    Objetivos:
    Conhecer as letras do alfabeto com a utilização do teclado do leptop do Projeto UCA.
    Reconhecer a sequência do alfabeto brasileiro.
    Colocar palavras na ordem alfabética.
    1ª ETAPA: Através de fichas, apresentar o nome do aluno escrito em letra de fôrma e letra cursiva. Destacar com outra cor a primenira letra do nome.
    2ª ETAPA: Em seguida, pedir para que os alunos identifiquem a letra no teclado do laptop.
    3ª 3ª ETAPA: Apresentar no laptop os ícones que direcionam a página do Kword. O ícone que diminuem e o que aumenta a letra de tamanho e o que direciona a página.
    4ª ETAPA: Apresentar em fichas ilustradas, palavras para que os alunos digitem no editor de texto (Kword).
    Ex: dado – aba- bola- cola.
    4ª ETAPA: Pedir para que os alunos coloquem as palavras em ordem alfabética e mudem a fonte das palavras.
    Ex: aba-bola-cola-dado
    ABA-BOLA-COLA-DADO
    5ª ETAPA: Fazer ditado para que os alunos digitem no Kword.
    Ex: tatu-leão—zebra-urubu-uva
    6ª ETAPA: Incentivar os alunos a socializaremsuas atividades, ajudando e contribuindo com os colegas.

    Avaliação: A professora realizará uma avaliação oral com os alunos, onde irão falar seus avanços, progressos e dificuldades na utilização do laptop.

    Referencia Bibilográfica

    ARRUDA Plínio,2009, São Paulo. Ed Soletrando a Soletrando

    ResponderExcluir